terça-feira, 22 de agosto de 2017

Transexual Lara Bianck passa por constrangimento na hora de embarcar com seu nome social

Nesta última quinta dia 17/08 a Presidente da Atreva-se militante trans feminista - Lara Bianck passou por uma situação de constrangimento no Aeroporto Governador Aluísio Alves em São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte, durante o embarque por que as passagens haviam sido emitida com seu nome social ao invés do nome civil, segundo Lara Bianck as passagens foram emitidas pelo estado do RN e que sempre a mesma informa tanto o seu nome social como também seu nome civil para esses procedimentos que exige documentações pessoais, porém nessa ocasião apenas seu nome social tenha sido informado.

Embora falte pouco tempo para que a justiça reconheça o nome social e identidade de gênero feminina de Lara Bianck em seus registros civis. Com isso Lara não conseguiu embarcar perdendo o voo de Natal á Brasília, tendo que pedir o cancelamento de passagem e solicitar o reembolso e comprar uma nova passagem com o seu nome de registro que ainda consta na sua documentação até momento. 

Na qual o governo do estado se responsabilizou em arca novamente. - Infelizmente não pude embarcar por que a passagem foi emitida pelo meu nome social e nos meus documentos civis o meu nome social que conta os mesmos números de RG e CPF. A retificação do meu nome social nos registros civis ainda não foi reconhecida por que se encontra na mesa da juíza da Comarca de Santa Cruz, apresentei documentos com fotos que constava o meu nome social, porém a empresa aérea não considerou como valido, o que segundo eles seguem as determinações da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), solicitaram até documentos ou copias de documentações que comprovassem a tramitação do meu nome social na justiça, porém o acesso que eu tive a esses documentos foi apenas de verificar o andamento Xerox até agora não! 



No entanto existe um decreto que permite o uso do nome social, Pra mim essa situação é muito constrangedora por que a própria ANAC mesmo poderia tentar encontrar uma forma de resolver isso - Disse Lara Bianck. O decreto de nº 8.727, promulgado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 28 de abril de 2016, determina o respeito ao nome social de transexuais e travestis pela administração pública direta e indireta em nível federal, mesmo que estes ainda não tenham entrado com processo judicial para mudar seus documentos. Lara Bianck revela que o constrangimento maior foi não a questão do seu nome social o que também poderia ser considerado, mas sim o fato de não poder ter embarcado, como sua identidade de gênero e tratamento de chama-la pelo nome social foi respeitada e teve atenção dos funcionários da empresa aérea AVIANCA, que o aconselhou a mesma a dirigir-se até o Balcão de atendimento da ANAC e Juizado Especial que tinham maior poder resolutivo que pudessem solucionar essa situação o que orientou a mesma pedir o cancelamento da passagem, solicitar o reembolso e comprar uma nova passagem com o seu nome de registro que ainda consta em seu documento. 

Conselho Estadual de Saúde do RN que havia emitido e disponibilizado as passagens anteriormente através da Secretaria Estadual de Saúde pública (SESAP) disponibilizou uma nova passagem que tinha objetivo e finalidade da mesma ir participar da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que ocorreu de 17 a 20 de agosto no Distrito Federal em Brasília. Ela foi representar seu município de Santa Cruz estado do Rio Grande Norte, como representante das mulheres travestis transexuais. E com isso Lara Bianck conseguiu embarcar no dia seguinte e obter um bom destaque no evento. 

O nome social de Lara Bianck nos registos civis, que se encontra na mesa do (a) juiz (a) da Comarca de Santa Cruz, completando (02) dois anos de tramitação faltando apenas para decisão final do (a) juiz (a) acatando o parecer favorável do promotor que acatou o processo de retificação do nome e gênero nos documentos civis, se (a) juiz (a) conceder a decisão favorável e reconhecimento do seu nome e decisão de gênero que passará a consta em suas documentações. 

Sendo a primeira trans do município Santa Cruz/RN e região Trairi a ter o seu nome social e gênero reconhecido nos registros civis. Após publicação de Lara Bianck em sua pagina do facebook relatando o ocorrido no dia seguinte antes de viajar e lançando uma campanha pedindo agilidade ao seu processo várias pessoas demostraram-se solitárias ao ocorrido compartilhando seu post campanha além de deixar mensagens de apoio. A mesma relatou que vai procurar o seu advogado como também Fórum e enviar um documento via a instituição a qual a mesma pertence assinada pelos demais membros representantes, solicitando andamento e agilidade do seu processo de retificação do nome para evitar que esse tipo de situação ocorrera não apenas com só ela, mas também com as demais pessoas trans. 

O que ANTRA a (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) após reunião com as travestis transexuais e homens trans presente no evento também se responsabilizará por enviar um documento a ANAC, solicitando as normas impostas pela Empresa além de solicitar novas adequações para os formulários de passagem no sistema que possa incluir o nome social assim como várias empresas e instituições já adotaram e estão adotando. Tendo em vista que essa situação ocorreu com outras Trans mesmo dia assim como também em outros momentos e situações parecidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário