segunda-feira, 26 de março de 2018

INSTITUIÇÕES DO BAIRRO PARAÍSO CRIAM CONSELHO GESTOR DO CENTRO SOCIAL.






















Instituições e lideranças do Bairro Paraíso, reunidos na tarde do último domingo (25), preocupados com a atuação situação do prédio que abriga o Centro Social da comunidade, criaram um Conselho Gestor com objetivo de gerir o Centro Social Comunitário do Paraíso, espaço que integra o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da comunidade. 

O Centro Social é um espaço construído por muitas mãos quando do surgimento do Bairro Paraíso. A princípio quem tinha o controle deste espaço era a Igreja Católica, posteriormente, o prédio foi doado à comunidade pelo então monsenhor Raimundo, pároco da igreja católica aqui de Santa Cruz que a pedido dos moradores fez a doação daquele espaço, para que fosse gerido pelos grupos organizados e lideranças do Bairro, onde devia funcionar em prol de toda comunidade. 

O espaço ficou muito tempo sob os cuidados do líder Wilson de Pedro Severino, depois ACAMP, hoje, encontrava-se sob os cuidados do Sr. Neguinho. O Centro Social já abrigou dentre outras coisas: os artesãos, blocos carnavalescos, semanas culturais, festas sociais da comunidade, reuniões, biblioteca. Funcionou como sede do ARTE VIVA, da ACAMP, da ADESP. 

O Centro Social é um espaço de muita importância para a comunidade, um espaço cheio de memorias e o único com caraterística arquitetônica ainda de pé na comunidade. Em conversa com um dos líderes que integrará o conselho, Sr. Marcos Silva, disse: olha! Não deixa de ser mais um momento histórico vivido hoje aqui no Centro Social. Este espaço é importante para a vida social, cultural e histórica da comunidade. É um dever nosso, se dedicar um pouco mais para que ele volte a ser um espaço vivo. A gerência deste espaço por diversas instituições possibilitará uma gestão democrática, coletiva, participativa e, sobretudo, representativa, o que fortalecerá a busca por parceria para seu completo revitar. Penso que o primeiro passo, será realizarmos um amplo planejamento enquanto coletivo, buscar parcerias para resolver as questões estruturantes do espaço, em seguida, pensar as atividades que dará vida ao espaço. Trabalho é o que não vai faltar, mas o Centro Social e a comunidade merece nossa dedicação. É bom dizer que nunca fora criado um coletivo com o objetivo especifico de pensar o Centro Social do Paraíso. Sempre era pensando à comunidade como um todo, agora, nossa função será atuar unicamente visando melhorias para o Centro Social, acho o diferencial.



Confira os membros do CONSELHO GESTOR DO CENTRO SOCIAL DO PARAÍSO:

Marcos Antônio da Silva – Representado a Companhia Teatral Arte Viva
Denís Alberto - Representado a ADESP
Nixon Bezerra – Representando a Coop Recicle Trairi
Francisco de Assis – Representando a ONG Esperança do Paraíso
Tarcísio das Horteiras – Representado a Associação das Horteiras do Açude Santa Rita e
Jadina Nunes – Representado as pessoas físicas da comunidade




























Do blog

Parabenizamos a iniciativa das instituições e lideranças do Paraíso, que, mais uma vez mostra toda preocupação e dedicação em lutar pelas causas coletivas. O blog encontra-se de portas abertas para contribuir. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário