quarta-feira, 22 de março de 2017

URGENTE: PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES MONIK MELO PODE TER USADO DE ABUSO DE PODER EM SESSÃO ORDINÁRIA.

A quem interessa CERCEAR e CALAR a assessoria do vereador Paulo César Bejú?

Na sessão ordinária de ontem (21) da Câmara de Vereador do Município de Santa Cruz, o Sr. Presidente Monik Melo, tomou uma atitude, onde não se pode  pensar outra coisa, se não que, o mesmo agiu com ABUSO DE PODER. Tudo se deve ao fato do nobre presidente, antes do inicio oficial da sessão, ter solicitado publicamente e diante do público presente, a retirada do plenário do Assessor do Vereador Paulo César Bejú, Sr. Marcos Antônio. Atitude, diga-se de passagem, nunca vista antes naquele parlamento.

O presidente durante sua fala afirmou que a assessoria deveria se dá através do FACEBOOK, MESSENGER, WHATSAPP, justificando, em partes, a não necessidade do assessor Marcos Antônio ir a todo o momento até o vereador para orientá-lo, pois, segundo o presidente, essa atitude estaria atrapalhando o andamento dos trabalhos.

Diante disso, vamos ver o significado da palavra assessor:

Assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, e que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, porque é alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa. Um assessor tem como função conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo alguém em questões relacionadas com a sua área de atuação. No caso de assessor parlamentar (vereador), deve dispor de todo conhecimento legal (Regimento Interno, Lei Orgânica, legislação municipal, estadual, federal), possibilitando uma melhor dinâmica ao parlamentar e seu mandato. Esse deve está à disposição do parlamentar e suas funções serão atribuídas de acordo com as necessidades do seu vereador e da sua equipe”. 

Diante do exposto acima, não fica claro que o assessor precisa está á disposição do parlamentar, seja em plenário, seja em reuniões, seja em audiência, onde quem determina a necessidade de sua presença e atuação, é o próprio vereador?

Outra justificativa do presidente foi invocar as Alíneas I e VI do Art. 16 do Regimento Interno, mais o Art. 28. Toda via, esses Artigos fazem referencia a quem, por ventura, esteja fazendo baderna, interferindo no andamento dos trabalhos. Estaria o assessor do nobre vereador com a experiência que tem e pelo simples fato, de ir diversas vezes, orientar o vereador, infringindo o Regimento?

Muitas das pessoas que vem acompanhado as sessões e estavam presentes, nesta, afirmam não terem entendido tal ato, uma vez que a atuação do Sr. Marcos Antônio na assessoria do vereador Paulo César Bejú, é exemplar, preocupado, único e exclusivamente em munir o vereador de documentos e informações que o ajude no desenvolvimento de sua atuação em plenário.

Não se sabe onde essa medida vai parar, quais os impactos jurídicos e políticos. Mas uma coisa é fato, medida desta natureza precisa estar muito bem embasada, justificada e comprovada. Não se admite no estado de direito, alguém ser cerceado de exercer sua função a bel prazer da maioria, por se sentirem incomodados com a presença de A ou B.
Estaria, caso, comprovado o cerceamento, o Sr. Marcos Antônio sofrendo perseguição politica, devido seu forte posicionamento contra os desmando do poder executivo e legislativo?

O blog procurou o Assessor Marcos Antônio e o nobre vereador Paulo César Bejú, e ambos, informaram que vão se pronunciar no momento oportuno.

OBS: Vale salientar que a assessoria está sendo paga com salário do próprio vereador, que não teve direito nem a uma assessoria, enquanto vereadores dispõem de 05, 06 pessoas lotadas na casa. Coisas que só acontece em Santa Cruz.

Art. 16
Alínea I parágrafo primeiro
paragrafo sexto
Art. 28

Um comentário:

  1. Hello All I am jack berry by name, i am a very simple man i work in a company call aseiamicrofanance, in this
    company we give out loans with a very low interest rate of 3%. we give out all kinds of loan in which you need. we need only serious applicants, so don't come here and play with our business. Feel free to contact us today through our email address Below: Email: aseiamicrofanance@gmail.com

    ResponderExcluir