terça-feira, 19 de setembro de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA LOTA AUDITÓRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN, PARA DEBATER A IMPORTÂNCIA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NO ESTADO.


















Ocorreu ontem (18) no auditório da Assembleia Legislativa do RN, uma importante audiência pública para debater ações e mecanismos de fortalecimento das Rádios Comunitárias no Estado do Rio Grande do Norte. A audiência foi propositura da Excelentíssima deputada Márcia Maia, atendendo pedido da ABRAÇO POTIGUAR ( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ) e contou com uma grande representatividade de emissoras, instituições parceiras da ABRAÇO e mandatos.

Além do SEBRAE, ANATEL, mandato da SENADORA FÁTIMA BEZERRA, mandato da deputada FEDERAL ZENAIDE, representante da  ABRAÇO NACIONAL, estima-se que um público de mais de 100 pessoas, representando pelos menos 40 entidades, detentoras de outorgas, estiveram presentes ao evento.  

A audiência foi presidida pela Deputada Márcia Maia, autora do requerimento, onde antes de formar a mesa de debates externou a importância das rádios comunitárias para o desenvolvimento do Estado e para o fortalecimento das comunidades onde elas estão inseridas. Compuseram a mesa de debates o Sr. Thomas Senna, Presidente da ABRAÇO POTIGUAR; o Sr. João Hélio, Diretor do SEBRAE/RN; o Sr. Alisson Barbosa, Representante da ANATEL; o Sr. Jaime Calado, representando o Mandato da Deputada Federal ZENAIDE; a Sra. Dailva Bezerra, Vice-Presidente da ABRAÇO POTIGUAR e a Sra. Fátima Cruz, Representante da ABRAÇO NACIONAL. 

Com a palavra o Sr. Thomas Senna, presidente da ABRAÇO POTIGUAR destacou a importância da audiência, enalteceu a participação das entidades, e falou das lutas que têm sido travadas pela ABRAÇO desde sua fundação. 

O representante da ANATEL expôs a legislação vigente que trata do serviço de Radiodifusão Comunitária, chamando atenção das entidades para o devido conhecimento dessa legislação, a fim de evitarem transtornos durante a outorga. O representante do mandato da deputada federal ZENAIDE, Sr. Jaime Calado, falou da importância histórica das Rádios Comunitárias no Estado, afirmou e reafirmou que, as instituições detentoras de outorga podem contar com a atuação da deputada ZENAIDE, em defesa das comunitárias. Seguindo, falo aos presentes a Sra. Dailva Bezerra, Vice-presidente DA ABRAÇO POTIGUAR onde chamou atenção para a participação de todos na busca por melhorias, focou no objetivo da audiência, expondo ponto a ponto as reivindicações da ABRAÇO naquele momento (conferir a baixo). 

O representante do SEBRAE/RN, Sr. João Hélio, relatou a parceria mantida com a ABRAÇO POTIGUAR o que ele classificou como “muito proveitosa” colocou a instituição a disposição para contribuir com todas as emissoras existentes no estado. Finalizando a fala da mesa a Sra. Fátima Cruz, representante da ABRAÇO NACIONAL historiou a luta da entidade em busca de uma radiodifusão comunitária forte, consiste e coesa, destacou a vitória obtida junto ao congresso nacional, quando conseguiu incluir 1.300 (Hum Mil e Trezentas) Rádios Comunitárias no Projeto de Lei, que tratava da ampliação do prazo de renovação de outorga, que a principio, ficariam de fora, sendo penalizadas. 















O Sr. Fábio Henrique, representante da SENADORA FÁTIMA BEZERRA, ao fazer uso da palavra reavivou a luta histórica de diversos baluartes como Hugo Tavares Dutra, na luta em defesa das Rádios Comunitárias, quando ainda viviam na clandestinidade, invocando essa memória, chamou a atenção para a real finalidade das detentoras do serviço de Radiodifusão Comunitária de ser plural, democrática, tendo como única preocupação servir a comunidade. Colocou que a SENADORA já vem sentando com os representantes da ABRAÇO NACIONAL em Brasília, onde tem pautado os interesses da categoria e que podem contar com atuação de quem continua sendo uma defensora dos interesses das Rádios Comunitárias.

Aberta a palavra para a plenária, dezenas de pessoas fizeram uso, todas externando a importância do evento, a importância da luta coletiva e a necessidade gritante dos poderes públicos criarem mecanismos que venham facilitar e fortalecer a vida das Rádios Comunitárias. 

Um dos pontos bastante criticado na audiência foi o entendimento do TCE/RN, em não reconhecer a legalidade de contratos entre o poder público e as rádios, nesse ponto, a Assessoria Jurídica da ABRAÇO POTIGUAR informou que já esteve reunido com o presidente do TRIBUNAL na busca de um melhor entendimento sobre o assunto, estando bem adiantado o entendimento de que é possível ser celebrado na forma de convênio. O mesmo espera que o TRIBUNAL defina esta questão o quanto antes, para que a abraço possa elaborar um modelo de contrato e disponibilizar as emissoras. 




As reivindicações da ABRAÇO na audiência foram:

1 - Aprovação de Projeto de Lei que garanta a democratização do ORÇAMENTO Publicitário do Governo do Estado, também para as Rádios Comunitárias;

2 - Que seja assegurada a legitimidade da contratação e/ou convênios pelos entes públicos, executivos e legislativos dos serviços das Rádios Comunitárias; 

3 Aprovação de documento, para ser enviado aos deputados federais e senadores do RN, reforçando a luta nacional pela mudança na legislação do ECAD;

4 Titulo de Utilidade Pública Estadual, às Rádios Comunitárias do RN.

Quanto aos pontos 1 e 2, foi formada uma comissão que irá se debruçar sobre o assunto. Como encaminhamento do ponto 3, será elaborado um manifesto, onde deverá ser entregue a todos os deputados Federais e Senadores do RN, solicitando que encampem a luta para mudança na legislação do ECAD. Sobre o Item 4, será disponibilizado pela Assessoria da ABRAÇO POTIGUAR toda relação de documentos necessários para obtenção do título de utilidade pública. 

DO BLOG

As informações foram repassadas pela Assessoria da ABRAÇO POTIGUAR a quem o blog agradece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário