sábado, 11 de novembro de 2017

CASA DE CULTURA: LANÇAMENTO DO LIVRO: FABIÃO DAS QUEIMADAS - DE VAQUEIRO A CANTADOR HOJE (11)

Um aprofundado estudo biográfico, localizando e detalhando a época, a obra e a personagem Fabião das Queimadas. É o que o leitor vai encontrar em "Fabião das Queimadas - de Vaqueiro a Cantador", que o Paraibano Irani Medeiros está lançando aqui em Santa Cruz/RN. 

O livro saí pelas editoras CJA Edições e Sebo Vermelho e será lançado neste sábado (11) de novembro na Casa de Cultura Popular de Santa Cruz - Palácio Inharé, Centro da cidade (em frente ao Mercado Público),  a partir das 19h.

Irani Medeiros defende que a obra de Fabião das Queimadas precisa ser mais conhecida do que falada. O rabequeiro e poeta popular, no entendimento do autor, é um artista popular que precisa ser resgatado. Medeiros até acha que, de certa forma, se fala de Fabião das Queimadas, mas não se conhece a obra dele. No livro ele faz esse resgate.


Trata-se, de acordo com o escritor e especialista em literatura norte-riograndense Thiago Gonzaga, da primeira manifestação literária negra de que se tem registro em solo potiguar. Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha foi poeta de expressão oral e popular que nasceu escravo em 1848, na Fazenda Queimadas, no atual município de Lagoa de Velhos. Era analfabeto, mas tinha a capacidade de criar versos como "Romance do boi da mão de pau" com 48 estrofes.

Fabião das Queimadas tornou-se tocador de rabeca depois de adquirir seu instrumento aos 15 anos, com ajuda de seu dono, que permitia e incentivava que ele cantasse nas casas dos mais abastados e nas feiras. Fabião das Queimadas morreu em 1928 em Riacho Fundo , vitima de uma picada de cobra venenosa no município de Barcelona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário