quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Santa Cruz/RN encerrou o ano de 2018 com a realização de 05 Casamentos HOMOAFETIVOS e 13 retificações de Pré – nome e gênero de pessoas TRANS.



















Santa Cruz/RN tem sido um dos municípios onde a luta em prol de direitos voltados ao publico LGBTQI tem ganhado destaque em todo o estado do Rio Grande do Norte.

Santa Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 122 km da capital do estado Natal, a qual se liga através da BR-226. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 39 355[4] habitantes.

Com uma população de pessoas LGBTQIs bastante considerável, e boa parte dessas pessoas tem dado a cara a tapa para quebrar os tabus rompendo os estigmas e paradigmas que a sociedade impõe, se mostrado firme perante as lutas em prol do respeito e dignidade de ser LGBTQI reconhecendo seus direitos.

A Atreva-se (Associação de Travestis e Transexuais Encontrando a Valorização e Atuação na sociedade) é uma ONG de suma importante na luta pela conquistas de direitos e politicas publicas LGBTQIs na cidade, região Trairy e estado do RN, onde tudo o que se refere as diversas pautas voltada as pessoas LGBTQIs a Atreva-se tem se colocado a frente em seu envolvimento e participação. 

Importantes legislações brasileiras e de nível federal e estadual relacionada aos direitos LGBTQIs como a regulamentação dos Casamentos Civis homoafetivos, assim como a os provimento de Retificação dos Pré - nomes de pessoas trans, traz um grande marco de conquista para o município encerrando o ano de 2018 com a realização de 05 casamentos de pessoas LGBTs e 13 retificações de Pré- nome e gênero de pessoas trans, ambos realizado no 2° Oficio de Notas Carla Andrade Bezerra do município Santa Cruz/RN. Que sai na frente como o município de interior do estado Rio Grande do Norte, que mais realizou retificação de Pre-nome e gênero de travestis, mulheres e homens transexuais.

Atreva-se ainda contabilizou alguns procedimentos de retificação de Pré-nome de pessoas trans da região do Trairy e algumas outras cidades de outras regiões do estado do RN, como os municípios de Campo Redondo, que realizou 01 retificação, Jaçanã realizou 02 retificações; Sitio Novo realizou 01 retificação; Tangará realizou 01 retificação; Currais Novos realizou 03 retificações; Carnaúba dos Dantas realizou 01; Jucurutu realizou 01 retificação. Esses foram os dados contabilizados pela a Atreva-se em contato direto com os Cartórios e com as pessoas que realizaram os procedimentos. 

A conclusão na qual Santa Cruz/RN, tem sido a cidade de interior do RN que mais realizou esses procedimentos deve-se a procura efetiva para a realização dos procedimentos concluídos em maior quantidade realizada até o presente momento em todo o em estado RN, aguardando apenas o fechamento da cidade e capital de Natal/RN onde os dados estão sendo contabilizados e por outras ONGs LGBTs do estado, que esperamos ultrapassar um pouco a mais da quantidade realizada em um município de interior como Santa Cruz/RN, que mesmo assim tem se superado neste atual cenário politico social. Brevemente deverão ser informados todos dados levantados quantitativo de forma geral da realização desses procedimentos do Estado do RN. 

É importante reafirmarmos que os procedimentos ainda estão sendo realizados em cartório durante ano 2019, mesmos com as ameaças de retrocessos de extinção dessas politicas publicas que promovem a dignidade e cidadania de pessoas LGBTs. 

Com isto importantes passos de conquistas foram dados em meio aos retrocessos das politicas publicas LGBTQIs ameaçadas a serem extinta pelo governo do Bolsonaro, mas a luta e a resistência dos LGBTQIs pode ser mais forte se todos e todas caminharmos de mãos dadas. Por isto é importante reafirmar que diante de todo momento politico de intolerância que estamos vivenciando e prestes a vivenciar que: “ Ninguém solta a mão de ninguém!” Só assim seguiremos forte na luta em prol da dignidade e cidadania de sermos LGBTQI. 

Lara Bianck – (Presidente da Atreva-se)


Nenhum comentário:

Postar um comentário