domingo, 25 de junho de 2017

PERSPECTIVA DE AVANÇO NA EDUCAÇÃO: REDE GIGA METRÓPOLE






















Aconteceu em 19.06.17, na Sala de Eventos do Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Pinto Freire (CENEP), localizado na Praça Cívica de Natal-RN, a inauguração do sistema de conexão à internet em alta velocidade, cuja solenidade reuniu autoridades do Governo do Estado, da UFRN, da UERN do Instituto Metrópole Digital, órgão responsável pela gestão da Rede GIGA METRÓPOLE, com a finalidade enunciada.
            
No ano de 2012, a SEEC/RN realizou uma pesquisa em 630 escolas do estado, quando se constatou que 50% das unidades escolares públicas não tinham acesso à rede digital de qualquer espécie.
            
Quanto ao restante das unidades educacionais pesquisadas, constatou-se que o acesso à internet era em média ou baixa velocidade, de tal forma que não atende à necessidade exigível à realidade do momento, nem tampouco do futuro. Daí, segundo o professor Sérgio Fialho, ter nascido o projeto de implementação do acesso à banda larga nas escolas da região metropolitana de Natal, a Rede GIGA, com perspectiva agendada às demais escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, na(s) etapa(s) subsequente(s) de expansão.

Vários pronunciamentos das autoridades presentes àquele evento se sucederam, na ocasião. Inicialmente, o ex-reitor Ivonildo Rego, historiando, sequencialmente, a luta para a consignação dos recursos e sua destinação, inclusive, citando alguns nomes que se engajaram no processo, no decorrer de sua tramitação. Em seguida, a reitora Ângela Maria Paiva, que destacou o papel da UFRN na viabilização do projeto, da notória essencialidade do empreendimento, e, bem assim, do esforço de todos quanto à sua projeção.

Em resumo, destaque-se, ainda, a objetividade do pronunciamento da Secretária de Estado da Educação, professora Cláudia Santa Rosa, que, encerrando aquela solenidade, enfatizou, inicialmente, o interesse do Governador na expansão do projeto, com a participação da SEEC/RN, indispensável no tocante à execução das ações da área educacional, em especial, no aspecto da informatização.
            
A Secretária concluiu sua fala, dizendo-se esperançosa quanto à redução do tempo de expansão da(s) próxima(s) etapa(s) do projeto, dada a importância e necessidade de sua utilização nas escolas e demais instituições públicas estaduais.
            
A 7ª Direc se fez presente àquele auspicioso acontecimento, com a participação do Técnico Administrativo Teixeirinha Alves da Silva e desta Direção.
























Um comentário:

  1. caro Robson,
    Novamente lhe agradeço pela publicação de um texto meu, o qual, mais uma vez, repercute ações desta Direc e/ou da Secretaria de Educação e Cultura do RN.
    DINAMÉRICO AUGUSTO DE MEDEIROS - Diretor da 7ª Direc

    ResponderExcluir