quarta-feira, 14 de junho de 2017

PROGRAMA DA SEEC/RN FOCA-SE NO FUTURO DE NOSSOS JOVENS

O Programa Jovem de Futuro surgiu da necessidade constatada pela Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) de se fazer urgentemente algo visando a melhorar os baixos índices em que se encontra a Educação do Estado. Com tal objetivo, a SEEC/RN estabeleceu uma parceria com o Instituto Unibanco, posto que ambos acreditam que a Gestão Escolar desempenha um papel fundamental, consistindo na melhoria da aprendizagem dos jovens do Ensino Médio.
            
O referenciado programa é o principal projeto do Instituto Unibanco, concebido e desenvolvido conjuntamente para contribuir com uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens do Ensino Médio, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado.
           
Com a finalidade de orientar, organizar e sistematizar os principais processos e procedimentos da gestão escolar, o Programa Jovem de Futuro instituiu um método de gestão específico, denominado “Circuito de Gestão nas Escolas”.

Então, uma das primeiras providências adotadas foi organizar equipes de profissionais na secretaria afim, bem como nas escolas do Estado, na condição de parceiras, para atuarem com o apoio de uma equipe do Instituto Unibanco.

É oportuno que registremos aqui o critério utilizado pela SEEC/RN, para efeito de participação das escolas no programa, realizado mediante sorteio.

O Programa Jovem de Futuro, na 7ª Direc, foi iniciado com as escolas sorteadas adiante descritas: E.E. José Bezerra Cavalcanti (Santa Cruz), E.E. José Nunes de Carvalho (Sítio Novo), E.E. Severina Pontes de Medeiros (Japi), E.E. João Ferreira de Souza (Santa Cruz), E.E. Profª Maria Lídia da Silva (São Bento do Trairi) e E.E. José Joaquim (Coronel Ezequiel).

As unidades escolares sorteadas tomaram conhecimento do Programa Jovem de Futuro e das metas para o ano de 2017, e, em sequência, foram orientadas a fazerem os seus respectivos planejamentos.
  
No primeiro momento da etapa do Circuito de Gestão, as escolas aprofundarão os seus conhecimentos sobre suas realidades e desafios que enfrentam diuturnamente, em condição de identificarem caminhos possíveis que permitam melhorar a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, alcançar as metas preestabelecidas.
            
A equipe de profissionais da escola é liderada por seu gestor, pelo vice-diretor, coordenador pedagógico, um representante dos professores, dos pais e dos estudantes.
            
As equipes das Regionais da SEEC/RN, no caso, da 7ª Direc, é formada pelo Gestor Regional, além de outros profissionais que oferecem apoio ao CIRCUITO DE GESTÃO (ACG).
            
Concluído o processo de sorteio das escolas, os assessores pedagógicos da 7ª Direc, Maria Cláudia Araújo e Alex Sandro Bernardo, participaram de uma semana de formação no Auditório do Hotel Praiamar, em Natal.  Do mesmo evento, participaram, também, a Coordenadora pedagógica, Regiane Martha, e o Coordenador Administrativo, Marcos Valflan, quando receberam informações sobre os encaminhamentos para efeito de aplicação do Jovem de Futuro nas escolas.   

Dinamérico Augusto de Medeiros
DIRETOR - 7ª DIREC




Nenhum comentário:

Postar um comentário