quinta-feira, 17 de maio de 2018

A Atreva-se, IFRN, UFRN/FACISA Campus Santa Cruz/RN realizaram atividade de Combate a LGBTfobia com sucesso






















Durante os dias 15 e 16 a Atreva-se em parceria com a IFRN e UFRN/FACISA Campus Santa Cruz/RN realizaram o Seminário Combate a LGBTfobia se combate todo dia! O evento foi realizado em alusão ao dia 17 de Maio Dia Internacional de Combate a LGBTfobia.

Reconhecido internacionalmente como dia de luta contra a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, o 17 de maio é de extrema importância para dar visibilidade às discussões que cercam o cotidiano da população LGBT. Foi neste dia em 1990, há 28 anos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Esse é um marco histórico que afirma o direito das pessoas homossexuais a vivenciar suas sexualidades como mais uma possibilidade da vida humana, não cabendo considerá-las doentes ou anormais. É um dia a ser comemorado, um dia para reafirmar “outros possíveis” para além da heterossexualidade.

Infelizmente, após quase três décadas, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

A Psicologia brasileira tem se estabelecido como ciência e profissão com importantes contribuições ao enfrentamento de práticas normativas e patologizantes das orientações sexuais. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Resolução nº 001/1999, estabelece normas de atuação para as (os) psicólogas (os) sobre as questões relacionadas à orientação sexual e determina que as (os) profissionais da Psicologia contribuam para reflexões que superem os preconceitos e os processos discriminatórios que as pessoas não heterossexuais vivenciam. Orienta ainda, para que não exerçam ou favoreçam ações que reafirmem as homossexualidades como doenças, desvios ou perversões.






















O Seminário LGBTfobia se combate todo dia! Contou com diversas temáticas e assuntos abordados durante a realização evento contando ainda com a participação de várias lideranças representantes e simpatizantes da causa LGBT no município de Santa Cruz e estado do Rio Grande do Norte como a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social - Dayse Martins, Coordenadora de Extensão da IFRN Campus Santa Cruz – Ana Lúzia, Representantes Homens Trans o Vice Presidente da Atreva-se - David Lasarotto e Jefferson Fernandes 2° Secretario da Atreva-se, representante de mulheres lésbicas e Conselheira fiscal da Atreva-se e bissexuais- Lilian Dantas, do estudante de Psicologia da UFRN/FACISA de Santa Cruz/RN – Flávio Júnior, A Psicóloga Juliana como representante da Secretaria Municipal de Saúde, A Sra. Maria das Graça Torres de Oliveira – Assessora Técnica da Coordenadoria de Defesa dos Direitos das Mulheres e Minorias do Estado do RN (CODIMM), Com a presença da Sra. Ex – vereadora de Natal/RN e Ex- Coordenadora Estadual de Politicas Para Promoção de Igualdade Racial COEPPIR - Sargento Regina, do Vereador de Santa Cruz/RN – João Victor, além da presença e participação da Professora de Fisioterapia e Coordenadora do Coletivo Feminista Pensando Saberes - Núbia Lima , a Professora Trans da Rede Ensino Privada e Doutoranda – Bia Crispim e Professor Alex Reinecke de Alverga os estudantes das instituições IFRN e UFRN/FACISA e sociedade civil organizada que estiveram presente no evento prestigiando a atividade realizada.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário