quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lara Bianck participa do lançamento da PrEP e concede entrevista falando sobre a importância do evento e medicamento.

Na manhã da última segunda feira dia 21 de Maio realizada no Hospital Giselda Trigueiro em Natal/RN, a Sra. Lara Bianck- Presidente da Atreva-se, militante dos direitos LGBTs  e ativista das questões de prevenção as  IST/AIDS  esteve participando do evento lançamento da PrEP (Profilaxia Pré- Exposição) no RN. Junto com os representantes da V Regional de Saúde Trairi e Potengi, o Articulador Coordenador Regional da Politica de Prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais Iranmil  Guedes, a Farmacêutica que atua no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Santa Cruz/RN - Andreia Souza, além contar com a presença de diversos representantes do movimento social que lutam luta contra o HIV/AIDS, estudantes de medicina e o Coordenador do Departamento Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais do RN o Sr. Sergio Cabral.

PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP, como é mais conhecida, é um dos componentes da abordagem adotada pelo Ministério para combater o HIV. Também é chamada de prevenção combinada, em que a pessoa tem a opção de usar um método de prevenção ou combinar vários que se ajustem às suas necessidades, características individuais ou momentos de vida.

O Ministério da Saúde vai enviar ao Rio Grande do Norte a medicação que auxiliará na prevenção da AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida). O remédio funciona como anti-retroviral, isto é, tem efeito contrário ao retrovírus. O tratamento será ofertado à pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à doença. A administração do medicamento ficará responsável pelos SAEs existentes em cada região do RN.

Durante o lançamento da PrEP concedeu uma entrevista a TV Ponta Negra filiada do SBT como militante da causa voltada as questões de prevenção de IST/AIDS falando sobre a importância desse grande avanço no RN com a chegada do mais recente medicamento de prevenção que evita a transmissão e contaminação do HIV, além de abordar outras importantes questões sobre as prevenções da IST/AIDS e trabalhos educativos de conscientizações que os governos precisam dar mais atenção para diminuir cada vez mais os índices de pessoas infectadas assim como também o estigma que as pessoas vivendo com HIV sofrem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário