sábado, 26 de maio de 2018

DEBATE SOBRE ARBORIZAÇÃO E PODAÇÃO PROPOSTO PELO VER. PAULO CÉSAR BEJÚ, ACONTECEU NA MANHÃ DESTA SEXTA (25) NA CÂMARA DE VEREADORES.























Preocupado com a falta de uma política pública consistente sobre ARBORIZAÇÃO no município de Santa Cruz/RN, o Mandato Popular do Vereador Paulo César Bejú, elaborou um projeto de Lei que cria o Programa de Arborização Municipal. Com o projeto dado entrada na secretaria da Câmara Municipal de Vereadores, o parlamentar propôs um debate entre a sociedade civil, representada por diversas instituições, membros do poder executivo (que não apareceram ao debate) parlamentares e com especialistas ambientais, a fim de melhorar a proposta e democratizar a discussão sobre o tema.

O debate transcorreu com muita tranquilidade e com os presentes se colocando a disposição para construir um marco legal que venha melhorar a qualidade de vida da população.

Além do vereador Paulo César Bejú, proponente, estiveram presentes os vereadores João Victor, Raimundo Fernandes e Aninha de Cleide. Também se fez presente a Sra. Albanita Peixoto, (engenheira florestal da EMATER); o Sr. Roberto Rosa (Escoteiros); o Sr. Dimitri Taurino (Vice-Diretor da FACISA); Sr. Erivaldo de Souza (IFRN); Sra. Lara Biank (PSOL); Sras. Maria Eliete e Danielle Aprígio (PT); Sr. Nixon Bezerra (Coop Recicle Trairi); Sr. Tarcísio das Horteiras (Associação das Horteiras do Açude Santa Rita); Sr. Wilard Monteiro (Ativista Ambiental); Sr. Francisco de Assis (Associação Esperança do Paraíso); Sr. Willian Xavier (Prof. da E.E. Quintino Bocayuva); Sra. Surama Medeiros (Diretora da EMATER/REGIONAL SANTA CRUZ); Sr. Iranilson (Arraia da Paulo Afondo), bem como diversos populares. A ausência de membros do executivo foi bastante criticada por todos os presentes. 

Na ocasião, o vereador Paulo César Bejú, esclareceu que foi enviado convites para as secretarias de Obras; de Agricultura e para a própria prefeita. O parlamentar fez questão de enaltecer a participação dos presentes, o que avaliou como muito produtivo o momento ali vivido.






















No final do debate foi criado um grupo de trabalho com representação dos biólogos do IFRN e da FACISA; Engenharia Florestal da EMATER; com representantes do poder legislativo; membros de instituições e ativistas ambientais, para estudarem ponto por ponto do projeto de lei, bem como fazerem um estudo profundo sobre a necessidade de criação do PLANO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. Os trabalhos desse grupo já se iniciam no próximo dia 06 de junho. 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário